Para a Europa, no geral, o estudo da Sage revela que cerca de nove em cada 10 (87%) das empresas de média dimensão já usam soluções na Cloud. A recente taxa de adoção tem sido rápida, com quatro em cada cinco organizações a introduzirem este modelo de serviços nos seus negócios nos últimos dois anos.

Os níveis de poupança reportados pelas empresas europeias de média dimensão quando adotam sistemas de computação na nuvem, em substituição de soluções in house está na ordem dos 25%. Uma em cada cinco reporta reduções na ordem dos 50%.

A Indústria é o sector que mais adota serviços cloud na Europa. Entre os departamentos com mais soluções na nuvem estão o de TI, o financeiro e o de operações.

ERP ainda está longe da nuvem

As soluções de ERP na nuvem, em que a Sage tem vindo a apostar, são um dos aspetos analisados em específico no estudo, concluindo-se que este tipo de serviços está aquém dos restantes, com apenas 20% das empresas europeias a apostarem nesse sentido.

O relatório aponta, contudo, no sentido de uma mudança para breve, uma vez que 60% das organizações que ainda não têm ERP na cloud estão interessadas na sua adoção, enquanto 55% querem a implementação de um ERP na cloud com funcionalidades móveis.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico