Os Estados-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) elegeram Portugal para a vice-presidência do Working Party on Information Economy (WPIE), um dos quatro grupos especializados constituídos no âmbito do Comité sobre Políticas de Informação, Computadores e Comunicações (CPICC) daquele organismo.

Caberá a Ana Cristina Neves, responsável pela área de Relações Internacionais da UMIC, assumir a vice-presidência do WPIE, que se tornará efectiva a partir de 1 de Janeiro de 2011.

O CPICC "tem a responsabilidade de promover as políticas e os ambientes regulatórios necessários para a expansão da Internet e das tecnologias de informação e comunicação como indutoras de inovação, produtividade, crescimento e bem-estar social", refere-se num comunicado.

As delegações portuguesas têm tido um papel activo nestes grupos e no próprio ICCP, já que além da presente eleição, Portugal vai também passar a assumir a presidência do WPIIS, igualmente a partir de 1 de Janeiro de 2011. Paralelamente Portugal já assume a vice-presidências do grupo relativo à segurança e privacidade (WPISP) e do próprio comité ICCP.

Com a presente eleição, a partir de 1 de Janeiro de 2011, dos quatro grupos do comité ICCP, Portugal é presidente de um dos grupos (WPIIS), é vice-presidente de dois dos outros grupos (WPIE, WPISP), e integra o bureau do ICCP, neste caso através do presidente da UMIC, Luis Magalhães.