O Governo vai avançar com a criação de um Centro Nacional de Cibersegurança, que pretende dar resposta às ameaças informáticas a nível nacional, assegurando paralelamente a cooperação com outros países.

A estrutura deverá estar operacional no prazo de um ano, fazendo parte da Estratégia Nacional de Segurança da Informação (ENSI) que está atualmente em preparação, avança a Lusa, citando o ministro da Administração Interna.

"A Estratégia Nacional de Segurança da Informação é a base de atuação em termos nacionais para garantir a cibersegurança, a identificação dos sectores críticos e um ambiente mais favorável também no domínio económico. É aquilo que todos os países estão a fazer", afirmou Miguel Macedo durante uma conferência organizada pelo Observatório de Segurança, Crime Organizado e Terrorismo.

Assegurar a partilha e distribuição de informação sobre ciberameaças, incorporar capacidade de reação articulada ao cibercrime e estruturar a formação técnica neste domínio, "em coordenação com escolas e centros de conhecimento especializados" serão alguns dos objetivos propostos pelo Centro Nacional de Cibersegurança .

O ministro da Administração Interna defende é necessário que se incluam na Estratégia Nacional de Segurança da Informação componentes adequados às ameaças existentes, "sem perder de vista que devemos fazer o trabalho que nos compete, mas que esse depende em larga medida da cooperação internacional", sublinhou.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé