Ajudar a ultrapassar alguns dos obstáculos com que se deparam os utilizadores de veículos elétricos, como o da reduzida autonomia das baterias, é a razão apontada pelos criadores de uma nova aplicação para Android.

O software, integralmente desenvolvido em Portugal, "vai informar os condutores, em tempo real, sobre o local mais próximo para troca ou carregamento de baterias", explicam os responsáveis pelo projeto, que será apresentado quinta-feira, na Maia.

Comparar preços e importar itinerários pré-definidos pelo utilizador são outras das possibilidades da ferramenta, que durante a condução vai informando o condutor sobre os locais de carregamento dentro do período de autonomia de que o veículo ainda dispõe.

"A reduzida autonomia das baterias dos veículos elétricos e a inexistência de uma rede massificada de locais de abastecimento elétrico constituem alguns dos entraves atuais à mobilidade elétrica. Esta ferramenta, com cunho português, contribuirá para a mobilidade elétrica ao permitir o planeamento de percursos superiores à autonomia dos veículos", acreditam os promotores da iniciativa.

O desenvolvimento da aplicação insere-se no projeto MOBILES (MOBILidade Elétrica Sustentada), composto também por uma plataforma Web e um software de navegação da NDrive.

O projeto arrancou em setembro de 2009, no âmbito de uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) num consórcio que envolve apenas parceiros portugueses: NDrive Navigation Systems, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, INTELI e Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.

A novidade vai ser demonstrada na TecMaia, com recurso a um protótipo de veículo elétrico desenvolvido pelo CEIIA - Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, o protótipo Alfa.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico