A partir de hoje já será possível adquirir online a versão mais recente do LegiX, o sistema de pesquisa de bases de dados jurídicas da Priberam, em www.legix.pt. Durante esta semana, o software ficará igualmente disponível nos tradicionais pontos de venda, ao preço de 49,49 euros (cerca de 9.920$00), mais IVA.



No CD que o constitui, o LegiX 2002 reúne mais de 118 mil registos, divididos por três bases de dados, facultando ao utilizador "o acesso a mais de 22 anos de legislação, a mais de 19 anos de jurisprudência e doutrina e a 30 códigos e diplomas fundamentais actualizados e organizados por áreas do Direito". Entre estes códigos inclui-se o Código Civil, Penal, de Processo Civil, de Processo Penal, dos Valores Mobiliários, Administrativo, da Propriedade Industrial, do Registo Civil, a Constituição da República, entre outros, segundo dados fornecidos por Carlos Amaral da Priberam.



Tal como já acontecia com as versões anteriores do LegiX, a actualização da base de códigos e diplomas fundamentais através da Internet é gratuita para os utilizadores registados. A actualização da base de códigos implica automaticamente a integração de mais dois textos: o Código Comercial e o Tratado da União Europeia.



Entre as principais novidades do LegiX 2002, a empresa destaca o acesso integrado ao site jurídico LegiX.pt, igualmente desenvolvido pela Priberam, sendo explicado que assim, "mesmo não subscrevendo o serviço de actualização das bases de dados, os utilizadores do LegiX 2002 têm acesso a informação sempre actualizada".



A renovação do motor de pesquisa é outra das novidades. Entre as melhorias introduzidas nesta área está a análise da frase/pergunta colocada pelo utilizador, a qual é traduzida num conjunto de comandos e opções para o motor de pesquisa que, segundo a Priberam, aumentam consideravelmente a percentagem de sucesso .



O LegiX 2002 inclui ainda links dos registos da EcoLegis para os textos completos do Diário da República nos CDs ou no site da Imprensa Nacional Casa da Moeda, com quem a Priberam assinou um protocolo.



Notícias Relacionadas:

2001-09-28 - LegiX.pt apresenta novas funcionalidades e serviços

2001-05-24 - Priberam acumula prémios do Concurso Nacional de Software da Microsoft