A Priberam prevê dar início à comercialização da nova versão do seu pacote de ferramentas linguísticas amanhã, quinta-feira, 26 de Setembro. Em comparação com o seu antecessor, lançado há mais de dois anos, este FLiP 4 inclui várias novidades, pois para além de ser compatível com mais aplicações e sistemas operativos, conta com mais de 25 mil novas palavras, a possibilidade de fazer actualizações através da Internet, o acesso a dicionários online, um novo motor do dicionário de sinónimos, corrector ortográfico e hifenizador para o português do Brasil.



Algumas das novas funcionalidades como a consulta de dicionários online e a localização de todas as formas de uma palavra só estão acessíveis através de um suplemento para o Word e apenas nas suas versões 2000 e XP.



A actualização online - semelhante ao Windows Update - permite manter o FLiP permanentemente actualizado com as correcções e melhorias que forem disponibilizadas. Por outro lado, a Priberam irá disponibilizar periodicamente actualizações aos léxicos do FLiP.



Deste modo, o processo de actualização tem como opção o envio dos dicionários de utilizador para o servidor da Priberam de forma a que as palavras que neles se encontram serem analisadas pela equipa linguística para eventual inclusão nos léxicos do FLiP.



O suplemento para o Word 2000 e XP oferece a hipótese de consultar os cinco dicionários online da Porto Editora (Língua Portuguesa, Português-Inglês, Inglês-Português, Português-Francês e Francês-Português), bem como a possibilidade de localização de todas as formas de uma palavra. Contudo, o processador de texto da Microsoft apenas suporta esta funcionalidade na língua inglesa.



Completamente renovado foi o motor de consulta do dicionário de sinónimos incluído no FLiP 4 com vista a, sempre que possível, fornecer os sinónimos flexionados da mesma forma que a palavra original, o que torna a sua utilização mais eficiente. Por exemplo, se o utilizador solicitar sinónimos da palavra "fantásticas" são propostos "assombrosas", "extraordinárias", em vez de "assombroso", "extraordinário", como acontecia nas versões anteriores do FLiP, o que obrigava à correcção da palavra substituída.



Uma outra alteração foi a substituição do sistema de protecção contra cópia baseado numa disquete que era até agora utilizada no FLiP por um sistema de activação. Este processo de activação pode ser feito através da Internet ou por telefone.



A nova versão do popular software da Priberam disponibiliza também ferramentas para o português do Brasil desenvolvidas pela própria companhia nacional. A Priberam encontra-se ainda a desenvolver o dicionário de sinónimos e o corrector sintáctico para o português do Brasil com o objectivo de colocar no mercado brasileiro uma versão do FLiP específica para aquele mercado.



Em consequência da estratégia de licenciamento de alguns componentes linguísticos a outras companhias seguida pela produtora de software nos últimos dois anos, a empresa pretende com o FLiP 4 realizar uma campanha de divulgação dos componentes deste pacote de ferramentas junto de empresas que desenvolvem produtos de software e da comunidade de programadores.



A Priberam deseja apostar num modelo de licenciamento em que a aplicação suporta algumas das funcionalidades linguísticas fornecidas pelo FLiP, com a condição de que este esteja instalado no computador em que ela é utilizada.



Para tornar a integração dos Componentes FLiP o mais simples possível, a Priberam vai lançar em simultâneo com o FLiP 4 um controlo de verificação de textos. Este controlo pode ser arrastado para um formulário na maioria das aplicações ou ambientes de programação para Windows e realiza a verificação ortográfica e sintáctica automática do documento desde que o FLiP 4 esteja instalado.



De acordo com o comunicado divulgado pela Priberam, o FLiP 4 deverá estar disponível para venda nas livrarias, lojas de informática e grandes superfícies a partir do dia 26 de Setembro.



O preço recomendado de venda ao público do FLiP 4 é 59,49 euros - já com IVA incluído. Quem tiver o FLiP 3 pode adquirir a actualização por 44,49 euros. Durante a instalação da versão de actualização é pedida a disquete de instalação do FLiP 3 para validar a licença. Para as empresas, estão disponíveis licenças múltiplas com descontos tanto maiores quanto maior o número de licenças adquirido.



A nova versão do site da Web do FLiP 4 está desde hoje disponível, sendo possível encontrar informações detalhadas sobre o software e os seus componentes, assim como fazer a sua actualização online. Ao mesmo tempo, o site continuará a alojar a versão online do corrector ortográfico do FLiP.


Notícias Relacionadas:

2001-05-25 - Versão portuguesa do Office XP vai integrar componentes do FLiP

2001-05-24 - Priberam acumula prémios do Concurso Nacional de Software da Microsoft

2001-03-13 - Priberam recebe certificado Gold da Microsoft

2000-03-31 - Novo FLiP em Abril

2000-02-28 - Correcção online