Foi detectado o primeiro código maliciosos para plataformas de jogos portáteis. O malware foi detectado pela Symantec, a partir da observação de salas de chat frequentadas por utilizadores da PlayStation Portátil (PSP).



De acordo com a empresa de segurança, o malware disfarça-se de um programa para download que permitirá ao utilizador alterar as definições da consola, por forma a conseguir instalar aplicações não autorizadas. O código, que a empresa entretanto identificou como Trojan.PSPBrick, acaba por apagar ficheiros importantes do sistema e fazer com que a consola não consiga arrancar.



Para já o malware é considerado de baixa perigosidade e foi mesmo classificado no nível mínimo da escala utilizada pela Symantec, o nível 1. Contudo, as empresas de segurança não afastam a hipótese deste se tornar um problema mais grave, não apenas para a PSP mas para a generalidade das consolas portáteis, tendo em conta que este tipo de dispositivos apostam cada vez mais em ligações de Internet sem fios. O aviso é também válido para a líder de mercado Nintendo que está apostada em reforçar a conectividade Wi-Fi do seu último modelo.



Para tentar evitar este tipo de situação os fabricantes têm tentado bloquear a utilização de programas não autorizados nas suas plataformas, mas sem grande sucesso.



Desde o início da sua comercialização que a Playstation Portátil tem despertado o interesse de programadores e dado origem a várias aplicações que alargaram o seu carácter de dispositivo vocacionado para os jogos, fotos, música e acesso à Internet, para se tornar um dispositivo que também suporta ficheiros de texto ou streaming de música.



Para tentar controlar a utilização deste software a Sony introduziu na última edição da consola uma versão melhorada da aplicação que bloqueia a possibilidade de instalar software não autorizado. A medida surtiu efeito durante algum tempo mas rapidamente foram desenvolvidas formas de quebrar essa limitação (explorando uma vulnerabilidade desta aplicação). O malware identificado no final da semana tenta agora imitar um desses programas.



Notícias Relacionadas:

2005-03-08 - Novo troiano ameaça telemóveis Symbian propagando-se por MMS

2005-01-11 - Skulls surge disfarçado de actualização do Macromedia Flash em nova variante