A decisão de alargar o programa e-escola a alunos do 11º e 12º ano, assim como a alunos portadores de deficiência, foi tomada só no final de Fevereiro mas amanhã já serão entregues os primeiros portáteis aos novos beneficiários. Mário Lino, ministros das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, e Paulo Campos, secretário-adjunto do mesmo ministério, representam o Governo na cerimónia marcada para amanhã às 15 horas no Centro de Formação Profissional de Viseu.

Inicialmente o programa e-escola abrangia apenas professores, formandos dos programas Novas Oportunidades e alunos do 10º ano, com uma duração prevista de três anos. Em Fevereiro foi comunicada a decisão de alargar a possibilidade de candidatura aos alunos do 11º e 12º anos e portadores de deficiência.

Não foi divulgado o número de portáteis que serão distribuídos amanhã, mas recordamos que ao abranger novos alunos o Governo subiu para 750 mil a previsão de beneficiários do programa, que antes estava fixada em 500 a 600 mil.

O programa e-escola – ou e-inicitiva, foi anunciado pelo Governo em meados de 2007 e prevê a entrega de computadores portáteis a alunos e professores por um custo máximo de 150 euros, a que se soma a mensalidade de acesso à Internet em banda larga sobre redes móveis. A iniciativa é suportada pelos três operadores móveis tirando partido das contrapartidas para a Sociedade da Informação com que estes se comprometeram aquando da atribuição das licenças de terceira geração móvel.

Notícias Relacionadas:

2008-02-28 - Governo alarga programa e-escolas ao 11º e 12º ano