A importância da melhoria do nível de formação da população portuguesa foi hoje destacada pelo Primeiro-ministro José Sócrates que entregou esta manhã três dezenas de computadores a formandos do programa Novas Oportunidades numa cerimónia que decorreu no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa. Em 17 outras capitais de distrito a iniciativa repetiu-se com a presença de membros do executivo, tendo sido entregues ao todo cerca de 360 notebooks.

Estes são os primeiros de um conjunto de 500 mil computadores portáteis que o Governo quer distribuir junto de alunos, professores e formandos do programa Novas Oportunidades, aproveitando o financiamento dos três operadores móveis que estavam comprometidos devido às contrapartidas assumidas no licenciamento das comunicações móveis de terceira geração.

É o fundo criado neste âmbito que irá garantir o financiamento de 25 milhões de euros que suportará o desenvolvimento do projecto. Ao longo dos próximos anos o valor depositado pelas operadoras no fundo deverá aumentar para os 400 milhões de euros, que deverão vir a contribuir para a implementação de outros projectos ligados à Sociedade da Informação.

O @iniciativas foi apresentado em Junho e conta com o apoio de vários parceiros da indústria de tecnologia, entre os quais a Intel, Microsoft e Cisco, Sony-Ericsson, JP Sá Couto e Prológica.

Os alunos e professores têm acesso a computadores portáteis por preços até 150 euros, sendo gratuitos para algumas faixas mais desfavorecidas economicamente, e ligações à Internet com mensalidades a partir de 5 euros.

Só em Setembro abre a possibilidade dos alunos do 10º ano e dos professores do ensino básico e secundário se candidatarem a esta iniciativa, que por agora está limitada aos formando do Novas Oportunidades.

Pelo que o TeK conseguiu apurar, os portáteis hoje entregues no Pavilhão do Conhecimento eram modelos Amilo Pro da Fujitsu Siemens e a ligação em banda larga é assegurada através da TMN. Não foi possivel confirmar os modelos e marcas dos outros notebooks entregues no resto do país, nem o operador que assegura a ligação em banda larga.

Em declarações a TeK Zeinal Bava, Presidente da Comissão Executiva da PT Multimedia, afirma que a a empresa "tem uma actitude activa e proactiva no projecto. É um projecto ambicioso e o acesso a um computador e Internet é acesso a conhecimento". Explicando que toda a logistica para este evento foi montada numa semana, Zeinal Bava afirma que a empresa está preparada "para ir ao encontro dos desafios que este projecto impõe aos operadores".

Notícias Relacionadas:

2007-07-20 - Governo entrega computadores em maratona que envolve 18 membros do executivo
2007-06-05 - Primeiro-ministro sela protocolo para o programa de aquisição de computadores a baixo custo


2007-05-31 - José Sócrates anuncia programa de incentivo à compra de computadores portáteis