Depois de décadas a ombrear com FIFA, a Konami decidiu dar um rumo radical à sua série futebolística Pro Evolution Soccer. E a começar pelo próprio nome que passa a ser apenas eFootball, a designação que estreou na mais recente edição de 2019 (que em 2020 se resumiu a uma atualização online devido à pandemia). A segunda grande mudança é o seu modelo de negócio, que passa a ser gratuito (free to play) nas versões PC, consolas e mobile.

A produtora japonesa trabalhou nos últimos anos a adaptar o jogo ao motor Unreal, ao mesmo tempo que adotou as ferramentas para criar um serviço digital, como Fortnite ou Rocket League, por exemplo. O estúdio investiu na recriação de animações mais realísticas dos jogadores, graças à tecnologia “motion matching”. Será possível escolher diferentes movimentos em tempo real durante as partidas.

tek eFootball

Mas o que esperar do novo jogo? Uma das grandes dificuldades da Konami era assegurar as licenças oficiais das competições, equipas e equipamentos, que fugiam em exclusivo para FIFA. Espera-se agora que o novo jogo receba conteúdos e atualizações de forma mais frequente. Ao ser gratuito, vai certamente oferecer micro-transações que os fãs podem comprar, e como se trata de um novo território para a série, a empresa decidiu não arriscar e afastar o consagrado nome PES da equação.

No entanto, não se espere um pacote tão completo quanto ao que era oferecido na compra anual. A Konami disse que a versão básica do jogo apenas oferece jogos amigáveis locais com equipas como o Barcelona, Juventus, Bayern de Munique, Manchester United, Flamengo e outras. O jogo será ainda compatível entre gerações, ou seja, um jogador da PlayStation 4 pode jogar contra um da PlayStation 5, o que não acontece na versão atual.

No seu “roadmap” de atualizações, serão esperados conteúdos pagos tais como ligas online, modo de construção de equipas, assim como suporte a cross-play, ou seja, jogar entre PC contra consolas. Vai ser ainda introduzido um passe de temporada (Match Pass) com regalias para os jogadores que o adquirirem.

Para o inverno está previsto o início das competições de eSports, assim como a introdução de compatibilidade de comando para smartphones.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.