Várias empresas de electrónica de consumo estão a reparar de forma gratuita máquinas fotográfica digitais e câmaras de filmar, que incluem um chip de imagem com defeito de fabrico.



O problema foi detectado recentemente numa linha de processadores desenvolvida pela Sony entre Outubro de 2002 e Março de 2004, que suporta equipamentos de várias marcas em circulação no mercado. Iincluem-se neste leque a própria Sony, Canon, Nikon, Olympus, Ricoh, Fuji e Konica, com um total de oitenta modelos implicados.



O defeito que afecta estes equipamentos torna-se activo quando estes estão expostos a temperaturas elevadas ou em ambientes húmidos e provoca distorções de imagem ou imagem totalmente branca na zona de focagem da imagem ou no display.



As empresas começaram a comunicar o problema, que até à data foi detectado num número reduzido de equipamentos, através de mensagens nos seus websites, complementadas com notificações à imprensa.



Estas comunicações referem que a reparação gratuita é válida mesmo para equipamentos cuja garantia já expirou, desde que o defeito de funcionamento seja originado pelo chip de imagem.



Notícias Relacionadas:

2000-11-30 - Sony e NEC recolhem notebooks com processadores Crusoé