Um roadmap actualizado da Intel aponta meados de 2005 como data provável de lançamento do primeiro processador dual core para desktop, alinhando o lançamento com as datas já programadas pela concorrente AMD.



A notícia, avançada pelo The Register com base na informação divulgada num encontro de parceiros, dá poucos pormenores sobre as características do processador, avançando apenas com a informação de que uma das componentes do dual core (com o nome de código Smithfield) será disponibilizada em três versões. Uma posicionada na gama alta do mercado e dirigida a utilização empresarial e earlier adopters e outras duas de gama média. Nas três versões do chip serão utilizados conectores Socket T e a sua concepção será utilizada tecnologia de 90 nanómetros.



O calendário da AMD aponta para a segunda metade de 2005, como data de lançamento dos Opteron e Athlon dual core de 64 bits, avançava um comunicado recente dando conta da conclusão do período de desenvolvimento.



O sistema dual core é constituído por dois chips independentes que funcionam como um único processador. Com uma velocidade relógio geralmente mais reduzida e um consumo de energia mais moderado, registam níveis de desempenho mais elevados.



Notícias Relacionadas:

2004-06-15 - AMD avança com processadores dual core de 64 bits no próximo ano