O novo microprocessador de tecnologia WiMax da Intel já começou a ser distribuído junto das fabricantes de equipamentos e operadores de telecomunicações, segundo confirma a empresa num comunicado de imprensa. Inicialmente conhecido pelo nome de código Rosedale, o processador foi desenhado para modems wireless e gateways domésticos.
A par do anúncio de disponibilização inicial do microprocessador WiMax, a Intel informa igualmente que a sua tecnologia já está a ser integrada em equipamentos da alemã Siemens e da chinesa Huawei Technologies. Ao mesmo tempo menciona as cerca de 18 experiências piloto que decorrerão em todo o mundo, conduzidas por diferentes operadores, como a AT&T, o grupo BT ou a Telkom.
O WiMax - diminutivo para Worldwide Interoperability for Microwave Access - é uma tecnologia de rádio que permite o acesso à Internet em banda larga, com um raio de cobertura superior ao garantido pelo Wi-Fi e que alguns especialistas consideram potencial substituta do DSL, sobretudo para cobrir zonas remotas e de difícil acesso, onde montar uma infra-estrutura física se mostra pouco viável em termos financeiros.
"Como uma solução de acesso à Internet de alta-velocidade, o WiMax poderá servir como plataforma para a expansão da futura geração da Internet, ligando os próximos milhares de milhão de utilizadores", refere Scott Richardson, director geral da Broadband Wireless Division da Intel, no comunicado.
O mesmo responsável considera ainda que os equipamentos WiMax são demasiado dispendiosos para que possam ser adoptados massivamente, "mas a Intel está a trabalhar no sentido de baixar os custos dos equipamentos - actualmente entre os 300 e os 500 dólares - para os 200 dólares", garante.
O preço dos novos processadores não foi revelado, embora algumas publicações adiantem um valor de aproximadamente 45 dólares para os mesmos.
Notícias Relacionadas:
2005-02-23 - WiMax com potencial para transformar mercado das telecomunicações
2005-01-13 - Intel alarga parcerias para desenvolvimento de tecnologia WiMax
2004-12-13 - WiMax vai concorrer directamente com DSL e 3G
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Sem hélices e silencioso: BlackBird é um eVTOL que pretende mudar as regras do jogo da aviação -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Encontre a banda sonora ideal para a sua próxima viagem em Hype My Flight -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários