Durante a conferência de imprensa de balanço da primeira reunião da Comissão Interministerial para a Inovação e Conhecimento – entidade que no Governo assume um papel transversal na área da Sociedade da Informação – , Diogo Vasconcelos revelou que o Governo está a preparar um projecto que pretende facilitar a aquisição de computadores portáteis e de serviços de banda larga aos estudantes e professores do ensino superior. Este Campus Virtual ainda está em projecto e só deverá ser apresentado em Janeiro, escusando-se o gestor da UMIC a avançar muitos pormenores sobre a sua concretização.




Diogo Vasconcelos explicou que existem actualmente negociações com as empresas de telecomunicações e fornecedores de hardware para criar as condições de oferta de um pacote integrado aos alunos e professores. Este deverá consistir num computador portátil já com placa de rede wireless e configuração para acesso também à Internet em banda larga.



De acordo com o gestor da UMIC, está a ser preparada a disponibilização de pontos de acesso em tecnologia Wi-Fi com as universidades de forma a que os alunos e professores possam usar a Internet no âmbito das aulas e do seu relacionamento com a Universidade. Ao mesmo tempo estes equipamentos vão servir para que estes mantenham a sua ligação a redes de conhecimento quando fora do campus a partir de ligações de banda larga.




Os 50 euros foram apontados por Diogo Vasconcelos como um preço razoável para a mensalidade desse pacote de mobilidade, com um crédito que poderia estender-se por três anos. O facto de este projecto se centrar no público universitário é justificado por este ser um target muito importante que tem um efeito multiplicador em termos de sociedade civil e empresarial, através da criação de hábitos de acesso a redes de conhecimento e melhoria da eficiência e produtividade através das tecnologias da informação.



O gestor da UMIC adiantou ainda que a disponibilização destas ferramentas nas Universidades cria também condições para que estas sejam elementos ainda mais activos na criação de conteúdos online de qualidade.





Mais pormenores sobre esta iniciativa deverão ser divulgados em Janeiro.





Notícias Relacionadas:

2002-12-18 - Governo avança com compras electrónicas em 6 Ministérios

2002-12-18 - Primeira reunião da Comissão Interministerial apresenta prioridades

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.