A empresa de segurança informática Websense reportou ter encontrado vários sites de cariz malicioso desenhados para explorar as falhas de segurança do programa lançado pela Sony para desinstalar o rootkit que a tecnologia de protecção de direitos de autor aplicada nos seus CDs integrava.




Ao que a Websense concluiu, o prejuízo que os sites encontrados podem provocar até agora é mínimo, mas não quer dizer que não possa aumentar. Um deles, por exemplo, localizado nos Estados Unidos, recomeça a infectar os computadores. No código malicioso que esse mesmo site comporta a Websense encontrou a mensagem "Sony DRM Christmas Gift". "É com certeza alguém a querer fazer valer o seu ponto de vista", sugere Dan Hubbard, um dos directores da empresa de segurança, citado pela C|Net.




A polémica relativamente ao sistema de protecção de direitos de autor adoptado pela Sony surgiu no início deste mês quando se descobriu que a tecnologia incluía código do tipo rootkit que ao instalar-se no computador limita a sua capacidade normal e actua como software espião, já que envia informação para o exterior acerca dos hábitos do utilizador (ver Notícias Relacionadas).




Face à controvérsia, a empresa disponibilizou um kit de desinstalação do rootkit, mas cuja aplicação levantava uma série de novos problemas, independentemente dos agora descobertos.




Em resposta às preocupações com a segurança do seu software de desinstalação, a Sony retirou o programa do seu site, onde promete apresentar uma nova versão brevemente. "Estamos a desenvolver uma nova ferramenta para desinstalar o software First4Internet XCP", pode ler-se no site da empresa.




Notícias Relacionadas:


2005-11-15 - Sony recolhe CDs com protecção anti-cópia


2005-11-11 - Descoberto primeiro troiano em sistema anticópia da Sony