O balanço feito ontem pelo Plano Tecnológico da Educação contabiliza em mais de 34 mil o número de computadores Magalhães que ainda não chegaram a alunos do ensino básico que se increveram no Programa e-escolinha. 3 mil portáteis já foram pagos e estão “em trânsito”, enquanto outros 31.600 não foram entregues por incorrecção de dados de inscrição ou ausência de pagamento.

Até ao momento inscreveram-se no programa 404.600 alunos do ensino básico do continente, de escolas públicas e privadas, em vez dos 500 mil esperados pelo Governo quando lançou a iniciativa.

Para a diferença de números é ainda adiantada uma outra explicação: cerca de 50 mil alunos do primeiro ciclo não se inscreveram, sendo “sobretudo alunos do 4º ano de escolaridade que optaram por aguardar inscrever-se no programa e-escola no próximo ano lectivo, quando frequentarem o segundo ciclo do ensino básico”. Os valores referem-se apenas aos alunos do Continente e não contemplam os alunos dos arquipélagos da Madeira e Açores.

Em comunicado o gabinete do Plano Tecnológico da Educação esclarece que até dia 26 de Junho ainda é possível aos alunos fazerem a inscrição, embora o ano lectivo já tenha terminado.

Até ao momento terão sido entregues 370 mil computadores Magalhães a alunos de escolas públicas e privadas do Continente. O Governo começou também a entregar portáteis aos alunos nos Açores na semana passada.

De forma a regularizar a entrega de portáteis aos 31.600 alunos que têm erros na inscrição os pais e encarregados de educação podem dirigir-se à escola ou ligar para o call center (cujo número é o 707 102 526). A data limite para corrigir os dados ou proceder ao pagamento é o dia 15 de Julho.

Depois de corrigido o problema as Direcções Regionais de Educação vão assegurar, até ao fim do mês de Julho, a entrega do computador Magalhães a todos os alunos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.