
Já é conhecido o projecto que irá representar Portugal na final internacional do Imagine Cup 2009, uma competição internacional da Microsoft, que visa estimular e premiar a criatividade e inovação tecnológica de jovens universitários de todo o mundo.
A escolha recaiu no PerMAN - Personal EneRgy MANagement System, proposto pela equipa da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
O projecto visa a criação de um sistema de produção e partilha de energia humana, que pretende alimentar o ambiente, colocando as pessoas a gerar a energia que necessitam para a sua vida e o contexto georreferenciado em que estão incluídos.
O PerMAN é a ferramenta de software que permite gerar energia humana, acumulá-la ao longo do dia e descarregá-la depois num dispositivo que pode servir para alimentar o funcionamento das residências, dos escritórios e demais ambientes, podendo os emissores com excesso de energia acumulada vendê-la à rede pública, explica a Microsoft num comunicado enviado à imprensa.
A equipa vencedora recebeu um prémio composto por uma consola Xbox Elite, jogos e livros para cada aluno, cursos de empreendedorismo e um cheque viagem como parte do patrocínio integral da deslocação ao Cairo, onde irá disputar a final internacional.
De 2 a 8 de Julho próximo, a equipa da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova irá competir com cerca de 60 de outras equipas oriundas de todo o mundo e terá a oportunidade de ganhar um prémio de 25 mil dólares se conquistar o primeiro lugar na categoria principal - Software Design.
A sexta edição do Imagine Cup em Portugal contou com mais de 1.500, num crescimento de mais de 250 por cento face às edições anteriores da competição, destaca a Microsoft.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários