O projeto Blue foi conhecido pouco tempo depois do lançamento do Windows 8 no mercado. Os rumores da altura apontavam o Blue como um upgrade para o sistema operativo ao estilo Service Pack. Mas novas informações revelam que afinal o projeto pode representar um ciclo de atualizações anuais de todos os serviços da Microsoft.

A empresa de Redmond além da concorrência mais aguerrida das empresas rivais enfrenta outra desvantagem - o tempo que demora a "refrescar" os produtos. Um novo Windows só de três em três anos, assim como o Office, bem como os Windows Servers.

Com o projeto Blue a gigante tecnológica quer diminuir a falha para a concorrência e quer evoluir anualmente todos os serviços desde sistemas operativos, às soluções empresariais até ao SkyDrive e Outlook. A informação foi revelada por uma fonte próxima ao desenvolvimento do projeto que revelou o conceito do mesmo ao ZDNet.

A "onda" de atualizações não fica disponível para todos os produtos no mesmo dia e deve chegar aos utilizadores através da loja de aplicações do Windows. O primeiro grande upgrade deve acontecer ainda este ano.

Uma nova versão do Internet Explorer, do calendário Windows e uma maior integração com o motor de busca Bing estão entre as possíveis novidades que o Blue deve trazer à família de produtos da Microsoft. Novas versões do kernel dos sistemas operativos também são uma hipótese que tem como principal missão melhorar o desempenho dos equipamentos.

Mais do que uma mudança nos produtos, o projeto Blue representa uma mudança na estratégia da Microsoft. No caso dos sistemas operativos as atualizações representariam ao mesmo tempo um movimento de independência relativamente aos fabricantes parceiros, já que algumas das novas funcionalidades chegariam diretamente pela mão da tecnológica norte-americana.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.