A 19 de fevereiro de 1946, Alan Turing, considerado o “pai” da computação e Inteligência Artificial, detalhava o primeiro design de um programa de computador. Esta data foi hoje assinalada pela OutSystems na inauguração de um novo Centro de Inteligência Artificial em Lisboa, parte integral do Projeto Turing.

O programa pretende transformar o ciclo de desenvolvimento de software, para a próxima década, com a ajuda da inteligência artificial (IA) e machine learning (ML). Outro objetivo é estabelecer parcerias com universidades e peritos tecnológicos na pesquisa de novas soluções.

Perita em Low Code (soluções para aplicações com o mínimo de código possível), a OutSystems acumulou durante o seu percurso uma das maiores bases de dados do mundo de aplicações de produção. O Centro irá focar-se em três projetos principais, alocando 20% dos recursos da empresa na sua investigação e desenvolvimento.

O Projeto Turing situa-se na sede da empresa em Linda-a-Velha, e será reforçado com novas contratações até ao final do ano, compondo uma equipa de 30 engenheiros. Alguns serão transferidos de outras áreas da empresa.

O primeiro projeto foca-se na otimização do desenvolvimento de aplicações através de novos assistentes de IA. Para isso serão fornecidos componentes, widgets e modelos de melhores práticas para tornarem os programadores mais eficientes.

Outro projeto centra-se na diminuição dos custos de manutenção das aplicações. Para tal serão criados modelos de IA focados na análise da estrutura de aplicações complexas, antes de serem implementadas. Segundo o comunicado, estes analistas terão de prever determinadas questões e monitorizar os padrões de uso em tempo real, recomendando melhorias quando necessário.

Por fim, o terceiro projeto foca-se na automatização de recomendações de caraterísticas para novas aplicações. Este irá cruzar os extensos dados de utilização e relatórios de erros, aliados ao feedback dos consumidores, assim como taxas de adoção e as métricas do respetivo negócio.

Nuno Antunes, vice-presidente de Engenharia da OutSystems traça um paralelismo com a plataforma Watson da IBM. Segundo refere,  “nós estamos numa posição única para alavancar IA/ML e big data, identificar as melhores práticas e criar assistentes especializados, que no futuro ajudarão significativamente os nossos clientes”, explica em comunicado