
Esta semana a Microsoft já tinha aumentado a família Copilot+PC com dois novos membros, lançando versões atualizadas do Surface Laptop e do Surface Pro. Agora detalha um conjunto de novidades para o sistema operativo, que prometem uma nova experiência no Windows 11, em PCs Copilot+.
As novidades cobrem várias áreas e chegam primeiro aos utilizadores Windows Insider. Uma delas é a integração de agentes de inteligência artificial nas definições do sistema operativo.
O objetivo é tornar mais fácil o ajuste de configurações do sistema: o utilizador diz o que quer em linguagem natural e o assistente indica os passos necessários para lá chegar ou trata ele mesmo do assunto, automatizando e executando tarefas com a permissão do utilizador.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Por exemplo, pode perguntar ao assistente como se controla o PC através da voz, ou queixar-se que o ponteiro do rato é demasiado pequeno e receber instruções para fazer as alterações necessárias.
“O nosso objetivo é resolver uma das frustrações mais comuns que ouvimos - encontrar e alterar definições no seu PC - utilizando o poder dos agentes”, explica a Microsoft, que abrirá esta opção primeiro a utilizadores de PCs Copilot+ com processadores Qualcomm Snapdragon e só mais tarde a dispositivos com processadores AMD e Intel. O mesmo vale para outras novidades, como o Relight, que abordamos mais abaixo. Numa primeira fase a interação com agentes nas definições do Windows estará limitada ao inglês.
Há também novidades relacionadas com a funcionalidades Click to Do (Clicar em Fazer) - funcionalidade que serve para agilizar tarefas, analisando a informação que está no ecrã e identificando texto e imagens com as quais podem ser realizadas ações. Usando o Click to Do passa a ser possível agendar reuniões, enviar uma mensagem ou iniciar uma conversa no Teams, a partir de uma mensagem, converter dados para um tabela Windows, entre outras instruções.
A edição e criação de imagens também ganham mais funcionalidades, para explorar em PCs Copilot. Por exemplo, no Fotos é introduzido o Relight, que traz controlos de iluminação dinâmicos para acrescentar às imagens. No Paint, destaque para o Paint Object Select que torna possível a seleção e edição instantânea de elementos específicos no ecrã. Ou para o Paint Sticker Generator, que permite criar autocolantes digitais através de instruções de texto.
Outras novidades chegam também nas próximas semanas, como uma nova capacidade de escrita para o Bloco de Notas, que vai permitir criar textos a partir de prompts (instruções simples, ditadas para o PC), ou novas ferramentas de IA no explorador de ficheiros.
Esta última novidade terá uma mecânica semelhante à interação com as novidades do Click to Do. Sem sair do seu fluxo de trabalho, o utilizador vai poder interagir em maior detalhe com os arquivos guardados no PC. Carregando no botão direito do rato pode rapidamente executar tarefas como resumir conteúdo ou editar imagens.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
Construa um posto de gasolina e faça a manutenção dos automóveis em Gas Station Simulator Tycoon -
Site do dia
Ferramenta Loom permite gravar o ecrã rapidamente com um clique -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários