O líder da Xbox, Phil Spencer, realizou um podcast para esclarecer um pouco mais dos seus planos para o futuro da Xbox. O objetivo foi afastar os rumores de que a Microsoft iria passar a lançar os seus exclusivos nas consolas rivais, como a PlayStation 5 e Nintendo Switch e reforçar que estes seriam lançados apenas no Game Pass, no PC e consolas Xbox. Apesar de manter algumas joias da coroa na Xbox, como Indiana Jones e Starfield, a fabricante não descarta o lançamento de alguns títulos nas rivais para “testar as águas”. E referiu quatro títulos a caminho, mesmo sem dizer os seus nomes.

O lançamento de alguns dos seus títulos em consolas rivais poderá ser uma oportunidade da Xbox obter mais receitas, além de poder expandir a sua base de jogadores. E ainda afastou a possibilidade da Microsoft acabar com o negócio da consola, antes pelo contrário, deixando mesmo um teasing que a fabricante estaria a produzir hardware de próxima geração, referiu em entrevista ao The Verge.

tek kishi xbox

Rumores anteriores davam conta de a empresa estar a produzir uma consola portátil. Apesar de não confirmar, Phil Spencer assumiu ser fã de plataformas portáteis, destacando a ROG Ally e a Lenovo Legion Go, mas refere que a sua fraqueza é a interface do Windows, na forma como o sistema operativo funciona em ecrãs pequenos. Disse ainda que a equipa do Windows está a trabalhar para tornar essa experiência melhor para este tipo de plataformas.

Sem avançar com detalhes, também Sarah Bond, presidente da Xbox, disse que a Microsoft vai apresentar “o maior salto tecnológico que alguma vez vimos” com a próxima geração Xbox. Salientou que há muita coisa interessante no hardware, mas que apenas será partilhado durante o próximo Natal, estando a ser criado o roadmap da próxima geração.

Ainda em entrevista ao The Verge, Phil Spencer disse que estava bastante orgulhoso daquilo que a equipa estava a fazer no campo do hardware, não apenas para este ano, mas para o futuro. Reafirmou que não tinha nada para já para anunciar e tanto pode ser um novo comando, como uma consola portátil ou mesmo uma versão Pro dos modelos atuais.