Ainda o Windows 8.1 mal teve tempo para assentar e ainda o Windows 8 não conseguiu converter a grande maioria dos utilizadores, e já a Microsoft pode estar prestes a apresentar a próxima versão principal do sistema operativo. Segundo informações não confirmadas, a conferência BUILD vai ser o palco da primeira visualização ao futuro do Windows.

A versão "Threshold" vai alegadamente tentar corrigir algumas das críticas que têm sido feitas às versões mais recentes do software, como o foco demasiado grande no interface de mosaicos e não tanto no ambiente de desktop.

De acordo com a publicação WinSuperSite, o futuro do Windows passa novamente pelo foco no desktop, incluindo o regresso "completo" do Menu Iniciar, e da possibilidade de correr aplicações em estilo "metro" também no modelo de desktop.

O sucessor do Windows 8.1 chegaria depois em abril de 2015, para tentar corrigir a fraca adesão às últimas versões do sistema operativo. No final de dezembro de 2013 o Windows 8 tinha uma quota de mercado de 6,89% e o Windows 8.1 uma quota de 3,6%, de acordo com os dados da NetApplications. Já o Windows XP, que está em fim de vida, estava em 29% dos computadores e o Windows 7 estava instalado em quase metade dos PCs do mundo, com uma quota de 47,5%.

Ainda durante o ano de 2014 a Microsoft deve lançar uma grande atualização para o Windows 8.1, conhecida como GDR1, e que deverá funcionar como os Service Packs.

A mesma publicação adianta também que o Windows Phone 8.1, que será suportado por todos os smartphones com WP8, vai ser apresentado também durante a conferência de programadores da Microsoft.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico