Antecipando o Patch Tuesday de Abril, a Microsoft publicou a habitual nota de informação sobre as correcções de segurança previstas para o próximo dia 12. O relatório mensal traz 17 actualizações, que corrigem um número recorde de 64 falhas no Windows, Office e Internet Explorer, entre outros produtos da fabricante.

Nove das 17 actualizações são classificadas como críticas, o rótulo de maior ameaça da Microsoft numa escala de quatro níveis, enquanto as restantes oito estão classificadas como "importantes", um nível abaixo.

Além de todas as versões do Windows, do IE6, IE7 e IE8 e de várias versões do Office para Windows e para Mac, entre o software afectado está também o Visual Studio.Net e o GDI+.

Algumas das correcções visadas dizem respeito a vulnerabilidades sobre as quais já tinham sido emitidos avisos de segurança, como a encontrada no Windows MHTML (MIME HTML), descoberta em Janeiro passado, e que uma vez explorada garantia ao atacante acesso a informação do browser do utilizador.

Está igualmente incluída a correcção de uma vulnerabilidade relativa ao protocolo de rede e partilha de ficheiros Windows Server Message Block (SMB), reportada publicamente em Fevereiro.