A Microsoft está a menos de um mês de lançar o seu mais recente sistema operativo, um software web-based, anunciou na semana passada Steve Ballmer numa conferência em Londres.

Na altura, o responsável frisou que tendo a Microsoft um "sistema operativo para o PC, outro para o telemóvel e um para servidores, o que falta é um sistema que seja executado na Internet".

Steve Ballmer não avançou com detalhes acerca do seu funcionamento ou qualquer outra informação referente ao mecanismo com vão implementar o software, preferiu apenas dizer que quer chamar o sistema operativo de "Windows Cloud", uma plataforma que "permitirá executar aplicações arbitrárias na Internet que corra .NET", disse.

Agora, ao que tudo indica o nome para o sistema operativo será outro, pelo menos assim indica o site da Professional Developers Conference, que indica a existência de oito sessões dedicadas ao Windows Strata.

Mais uma vez, torna-se difícil de saber se Windows Strata será o nome definitivo do sistema web-based ou se será outra designação de código para o software, até porque assim que foi detectada a informação no site, foi apagado o suposto nome do novo sistema operativo da agenda de sessões.

É de salientar que, em Julho, a Microsoft anunciava os trabalhos num novo projecto denominado Midori, um sistema operativo web-based que eliminava a dependência de aplicações locais, como acontece no caso do Windows. Os nomes mudaram, mas as especulações continuam, principalmente no que se refere ao nome da plataforma.

As confirmações esperam-se no próximo dia 27 de Outubro, altura em que a conferencia arranca em Los Angeles.