A Google e a Audi podem anunciar na próxima semana uma parceria que levaria o sistema operativo Android até aos automóveis da fabricante alemã. O software seria aplicado num sistema de informação e de entretenimento que alguns modelos de veículos vão suportar.

A sociedade entre as duas multinacionais deve ser anunciada durante a Consumer Electronic Show. De acordo com o The Wall Street Journal existem mais empresas envolvidas, como a Nvidia, para que o Android se possa tornar também uma parte integrante do sector automóvel.

O objetivo passa por transmitir a mesma experiência Android - suportada por serviços como o Google Maps, Google Play, Google Music e YouTube - num carro. Por ano são vendidos cerca de 80 milhões de veículos ligeiros, um vasto segmento que ainda pode ser explorado pelas grandes tecnológicas.

Recentemente a Audi também anunciou a implementação de tecnologia 4G em alguns dos seus veículos e pode vir a apresentar na CES carros de condução autónoma - uma área onde a Google também se tem especializado.

Resta saber se está é uma resposta da Google à Apple ou da Audi à BMW, já que a fabricante da Baviera estabeleceu uma parceria com a marca da maçã para que o iOS venha a ser integrado em alguns modelos de automóveis. A Apple também tem parceria com a Mercedes, com a General Motors e com a Honda. Um dos elementos de destaque no iOS in the Car é o assistente Siri, que permite enviar mensagens e ouvir as SMS recebidas através de comandos de voz.

A BlackBerry é outra empresa que também está nesta guerra e através do QNX, um software baseado em Unix e que dá vida ao BlackBerry 10, está a explorar uma parceria com a marca de luxo Bentley.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico