Chega às lojas no próximo dia 1 de Setembro mais uma edição da PlayStation 3. Mais fina e leve, a nova versão da consola da Sony também oferece mais memória, em menos dois terços de peso e espessura. A redução do consumo energético é na mesma medida e vem permitir uma redução do ruído do ventilador.

Dos anteriores 80 GB, ficam agora à disposição de quem usa a consola 120 GB. Esta nova versão, com 290 milimetros de largura pela mesma medida de comprimento, vai custar 299 euros.

Graças ao lançamento de um novo modelo, que mantém as funcionalidades da versão anterior, bem como o suporte para vídeo de alta definição usando Blu-ray, a versão antiga - PS3 de 80 GB HDD - sofre um ajuste no preço e passa a custar os mesmos 299 euros, já a partir de hoje.

[caption]PS3 Nova[/caption]

O anúncio põe fim a muitos meses de rumores sobre o lançamento de um novo modelo, alvo de várias notícias nas últimas semanas, não confirmadas e quase sempre ilustradas com imagens pouco focadas de "avistamentos" de um novo modelo.

O último lançamento da Sony, que continua a perder terreno para as concorrentes depois de vários anos a liderar o mercado, foi uma versão da PS3 com memória de 160 GB, no último trimestre do ano passado, que não chegou a Portugal.

[caption]Nova PS3[/caption]

PSP o leitor digital

No mesmo dia a Sony anunciou um novo serviço para a versão portátil da sua consola, que vai transformá-la num leitor digital, apto a receber histórias animadas (Digital Comics) fornecidas por parceiros de peso, como a Marvel, a IDW Publishing, iVerse Media, entre outros.

A nova oferta chega em Dezembro aos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul e a partir do próximo ano estende-se a mais países levando consigo heróis como o Homem Aranha, o X-Men ou as personagens de Star Trek.

O serviço vai dar acesso, através do dispositivo, às histórias de alguns dos principais personagens de animação, já mostrados em quadradinhos, filmes para TV, para o cinema, e agora também em formato criado especificamente para suporte digital. A Sony promete uma oferta de animação com actualização constante.