Criada depois da fusão em 2000 com a Canadiana Teklogix, a Psion Teklogix anunciou ontem um novo notebook de pequenas dimensões que recorda alguns dos conceitos que estiveram na base do desenvolvimento dos seus antigos PDAs. Porém, ao invés de apostar no sistema operativo Symbian, ao qual o software da Psion deu origem, o novo equipamento integra o Windows CE.NET e arquitectura Intel XScale.

A própria Psion anunciou em 2001 que a reestruturação do seu negócio ditava o encerramento da área de desenvolvimento de computadores de bolso (PDAs), concentrando-se no mercado industrial e educativo. Este mercado ficou a cargo da Psion Teklogix, que agora apresentou ao mercado o Netbook Pro.

Dirigido ao mercado profissional, este equipamento continua a apresentar-se como um PDA, mas o seu design e a integração de teclado tornam-no semelhante a um computador portátil. Pesando 1,27 kg e com um ecrã sensível ao toque TFT SVGA de 800 x 600, o Netbook Pro permite a introdução de dados através do teclado e do ecrã, com uma caneta incluída no dispositivo.



Por dentro fica um processador Intel XScale a 400 MHz, 32 megabytes de flash memory, e ainda 128 MB de SDRAM para armazenamento de dados. A expansibilidade é garantida por slots SD memory cards, Compact Flash e PCMCIA. O preço de lista é de 1.500 euros.

Notícias Relacionadas:

2001-07-11 - Psion abandona mercado dos PDAs