Alguns serviços da PlayStation Network voltam a estar disponíveis esta semana, anunciou a Sony, num comunicado oficial emitido ontem. De acordo com a empresa, os serviços de jogos são prioritários e o regresso será acompanhado do acesso gratuito a serviços premium - em jeito de compensação.

"Brevemente será dado início a uma restauração faseada, por região, dos serviços da PlayStation Network e Qriocity, a começar pelos serviços de jogos, música e serviços de vídeo", lê-se na nota.

Nesta primeira fase, a restauração dos serviços inclui, por exemplo, a reactivação da jogabilidade online para PS3 e PSP (incluindo títulos que requerem verificação online e jogos transferidos da PSN), acesso à gestão de conta e restauração de palavra passe, lista de amigos e chat.

Com a reactivação dos serviços, a empresa lança o programa "Welcome Back", oferecendo uma "selecção de opções de serviço e conteúdos Premium como agradecimento pela sua paciência, apoio e fidelidade".

A oferta varia consoante a região, incluindo conteúdos para download e o acesso gratuito ao serviço PlayStation Plus durante 30 dias.

O anúncio de restabelecimento do serviço surge dentro da calendarização avançada pela fabricante no final da semana passada, altura em que reconheceu também que o ataque que obrigou a "desligar" os serviços online das suas consolas tinha levado à subtracção de dados pessoais dos utilizadores, admitindo a possibilidade de terem mesmo sido roubados números de cartões de crédito. O alerta chegava cerca de uma semana depois da "intrusão ilegal e não autorizada" nos sistemas, com a Sony a aconselhar os utilizadores a mudarem credenciais de acesso também a outros serviços, caso estas coincidissem com as usadas na PSN.

Na altura, a fabricante adiantou ainda que iria proceder a uma reestruturação dos sistemas e implementação de novas medidas de segurança. "Software adicional automatizado que monitoriza, configura e ajuda na defesa a novos ataques, níveis de protecção e encriptação de dados melhorados, melhor capacidade de detecção de intrusões de software na rede, acesso sem autorização e padrões de actividade incomuns e implementação de firewalls adicionais" são algumas das medidas agora detalhadas.