A Portugal Telecom lança hoje um novo serviço para Pequenas e Médias Empresas que pretende alargar a oferta de serviços cloud a este segmento de negócio, dando às PMEs acesso a ferramentas e soluções das quais antes poderiam estar afastadas pelos custos.

A plataforma SmartCloud disponibiliza desde já a possibilidade de comprar várias aplicações, desde ferramentas de facturação e gestão de empresas a aplicações de colaboração e de presença na Web.

A lógica é semelhante a uma loja de aplicações, com a vantagem de agregar todos os serviços num único portal e com um interlocutor único. O modelo de licenciamento é baseado numa fee mensal e é independente do acesso web, mas varia consoante o tipo de produto adquirido.

A plataforma tem quatro áreas de oferta: a colaboração e gestão de presença web, aplicações, recursos TI e Segurança. Dentro destas cabe a gestão de email e do site, bases de dados, aplicações de gestão de negócio, servidores e backups remotos. A PHC, SAP e Microsoft são alguns dos parceiros que integram a oferta inicial, que a empresa quer continuar a desenvolver nos próximos meses. A PT está também a considerar a oferta conjunta com serviços de conectividade, móvel e fixa.

[caption]portal smartcloud[/caption]

A flexibilidade é uma das mais-valias do SmartCloud, já que este foi pensado para se adequar às necessidades de cada empresa e acolher o seu crescimento. Tal como acontece noutros modelos baseados em cloud computing, é possível comprar uma licença por utilizador ou por posto de trabalho, eliminando a necessidade de investimento inicial e reduzindo o custo de propriedade (TCO) a médio prazo.

"Acreditamos que com este portal conseguimos adaptar esta oferta às PMEs, que estão neste momento sob uma elevada pressão para reduzir os custos. Com o SmartCloud podem eliminar o investimento inicial, reduzir a factura e pagar uma mensalidade fixa", explicou Alexandre Santos, Director de Gestão de Oferta Comercial da PT Negócios, em conferência de imprensa.

Veja também o vídeo produzido pela PT para explicar o serviço.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.