Com a época natalícia a aproximar-se, sobretudo os descontos do Black Friday, a DECO Proteste fez uma sondagem para compreender melhor as consolas mais utilizadas, mas também o tempo que os jogadores passam frente aos jogos e a forma como estes afetam o seu dia-a-dia. O inquérito foi feito em quatro países (Portugal, Bélgica, Espanha e Itália) entre janeiro e fevereiro de 2023.

No nosso país, a amostra baseou-se em 453 jogadores, sendo que 21% diz jogar entre 9 a 16 horas por semana, numa média oito horas semanais. Um terço dos jogadores terá afirmado que o uso das consolas tem um impacto negativo na qualidade do sono. Ainda sobre o impacto negativo, 13% afirmam serem afetados nas suas vidas sociais e familiares pelo tempo frente ao ecrã. Segundo a DECO Proteste, a saúde mental foi a área menos impactada nos dados recolhidos para o estudo.

Veja na galeria as consolas mais vendidas de sempre:

Quanto às consolas mais adquiridas pelos sujeitos do inquérito, os modelos da PlayStation foram os que mais se destacaram, com 33% a escolherem o modelo PS4 Pro, 27% a optar pela PS5 e 10% adquiriram a versão digital da PlayStation 5. O estudo apurou que 41% dos utilizadores da PlayStation são fieis à marca, estando certos que vão comprar novos modelos no futuro, se assim se justificar. Já 46% dos inqueridos afirmam que uma das vantagens da consola da Sony são os títulos exclusivos.

Relativamente à Nintendo Switch, 14% apontaram como o modelo V2 como a favorita, seguindo-se a Lite com 7% e apenas 2% destacou a versão OLED. A escolha pela consola da Nintendo focou-se sobretudo nos títulos exclusivos, assim como pelo pedido de familiares. As consolas da Microsoft revelaram-se bem menos populares aos participantes do inquérito. A Xbox One S e a Series X foram referidas por 6%, enquanto que a Series S apenas mencionado por 2%.