A Lenovo e a Qualcomm anunciaram uma parceria com o objetivo de desenvolver o “Project Limitless”, o primeiro portátil 5G com base no processador Snapdragon 8cx. As duas empresas mostraram uma versão próxima da final, em que também o modem será fabricado pela Qualcomm, neste caso o Snapdragon X55 5G. O novo computador vai estar disponível durante o ano de 2020, embora ainda não tenha sido adiantada a data para o lançamento.
Em relação a outros portáteis produzidos anteriormente com processadores Snapdragon, o Project Limitless irá beneficiar das melhorias introduzidas pelo 8cx, que se refletem ao nível do desempenho, longevidade da bateria e conectividade.
O processador Snapdragon 8cx, anunciado no final do ano passado, possui quatro núcleos ARM Cortex-A76 Kryo 495 Gold e outros quatro ARM Cortex-A55 Kryo 495 Silver, com uma GPU Adreno 680. Por sua vez, o modem Snapdragon X55 5G, apresentado no início de 2019, irá permitir, em teoria, downloads até 7 Gbps.
Em comunicado, Alex Katouzian, vice-presidente da Qualcomm, considera que a “colaboração com a Lenovo irá proporcionar experiências transformadoras tanto para consumidores como para empresas, através da conectividade de baixa latência permitida pelo 5G”. No entanto, nem Qualcomm nem Lenovo revelaram pormenores relativamente ao preço, remetendo essa e outras informações mais específicas para o início do próximo ano.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários