Quatro grandes produtoras de software para Linux anunciaram ontem uma parceria denominada UnitedLinux, dedicada sobretudo ao desenvolvimento de uma versão uniforme e global do sistema operativo open-source Linux destinada ao mundo empresarial.



Conhecida pelo nome de United Linux, esta iniciativa junta as norte-americanas Caldera e TurboLinux, a alemã SuSE e a brasileira Conectiva, tal como já referiam alguns boatos desde há alguns dias. A distribuição empresarial padronizada a ser desenvolvida será certificada para funcionar em várias plataformas de hardware e software e tem como objectivo acelerar a adopção do Linux nas empresas.



Nos termos do acordo, as quatro companhias vão colaborar no desenvolvimento de um ambiente operativo comum e nuclear designado UnitedLinux software. Cada uma irá acrescentá-lo à distribuição produtos e serviços de valor acrescentado e a oferta daí resultante será comercializada sob o nome de cada marca.



Segundo o comunicado, a maioria dos fabbricantes de software e hardware empresarial exprimiu o seu apoio pela UnitedLinux. Neste grupo incluem-se a AMD, Borland, Computer Associates, Fujitsu Siemens, Fujitsu Japan, Hewlett-Packard, IBM, Intel, NEC, Progress Software e a SAP. Os clientes empresariais irão beneficiar dos serviços, suporte, formação, localização e vendas globais que todas as empresas que integram a United Linux irão disponibilizar colectivamente.



A UnitedLinux irá oferecer uma base de código Linux unificada para a linha completa de produtos eServer da IBM, os processadores de 32 e 64 bits Athlon e Opteron da AMD e a família de chips Itanium e x86 32 bits da Intel. A distribuição irá suportar instalações em inglês, alemão, francês, italiano, japonês, coreano, português, espanhol, chinês simplificado e tradicional.



Esta iniciativa visa também alocar dinheiro e recursos anteriormente reservados para criar e manter distribuições independentes do Linux em investigação e desenvolvimento para o novo software empresarial Linux. O projecto está aberto a outras companhias que estejam interessadas em participar e as quatro parceiras iniciais tencionam lançar os seus próprios produtos para servidores baseados no UnitedLinux no final de 2002.



Notícias Relacionadas:

2002-03-28 - IBM e SuSE Linux formam aliança e apostam no Linux empresarial

2002-01-31 - OSDL cria grupos de trabalho para integrar Linux nas telecoms e em data centers
2001-08-25 - Linux atinge maturidade aos 10 anos
2001-03-16 - Linux cada vez mais integrado