Apesar do esforço de divulgação, e do número de licenças vendidas, que ultrapassou os 40 milhões no primeiro mês, o Windows 8 está a demorar a conquistar quota de mercado às versões anteriores do sistema operativo da Microsoft, sendo completamente eclipsado pelo Windows 7 e Windows XP.

Segundo os números da Net Applications, dois meses depois do lançamento oficial do Windows 8 o sistema ainda não chega aos 2% de quota de mercado, ficando-se pelos 1,72%, que sobe para 1,77% se considerarmos a versão Windows 8 Touch, com 0,055 de quota.

O Windows 7, com 45,11%, e o Windows XP, com 39,08% dominam as preferências de sistemas operativos nos dados recolhidos por esta empresa.

[caption]quadro global Net Applications[/caption]

Mesmo o Windows Vista consegue uma quota de 5,67%, quase três vezes acima do recém estreado Windows 8, embora seja de realçar uma subida de quase 60% da última versão face aos números de novembro.

O Windows RT fica ainda mais atrás na lista, com apenas 0,01% de quota de mercado global, o que confirma a fraca popularidade do Surface.

O MacOS X consegue uma quota de 6,43% se agregarmos as versões 10.7, 10.6 e 10,8 do sistema operativo da Apple, sendo esta última a mais usada. O Linux (nas várias versões) não ultrapassa os 1,19%

No total a Microsoft continua a contar com mais de 91% do mercado, conseguindo mesmo em dezembro uma ligeira subida - a primeira desde fevereiro de 2012.

Em Portugal o peso do Windows 7 é ainda maior, com 55,46% do mercado, enquanto o Windows XP mantém apenas 19,96% e o Windows Vista consegue a preferência de 12,08% dos utilizadores.

O novo Windows 8 tem em Portugal uma quota maior do que a conquistada a nível global, com 3,23% dos utilizadores a usarem este sistema operativo.

Nos Mac domina também a versão 10.8 do Mac OS X, com 2,67%, seguindo-se o Mac OS 6 com 2,37 e o Mac OS 7 com 2,25%. O Linux tem também uma quota de mercado acima da global, com 1,33%.

[caption]quadro portugal Net Applications[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico