Desenhado para projetos domésticos e entusiastas da programação, o microcomputador modular Raspberry Pi continua a expandir-se com novos acessórios e módulos. A empresa anunciou o lançamento do Raspberry Pi Camera Module 3, oferecendo quatro variações, dependendo das necessidades dos utilizadores.

A principal diferença do novo módulo de câmara para os anteriores diz respeito à introdução de um sistema de autofoco alimentado. Os anteriores tinham o foco fixo e o novo oferece novas opções aos utilizadores. A empresa tem variações do módulo de câmara alimentado por luz, mas também com opções de infravermelhos, com lentes standard e com grande angulares. A Raspberry diz que o novo módulo consegue captar imagens nítidas dos objetos de cerca de 5 centímetros “até ao infinito”, refere no comunicado.

Veja na galeria imagens do Raspberry Pi Camera Module 3

Esta terceira geração do módulo utiliza agora o novo sensor IMX708 da Sony, oferecendo 12 MP, garantindo mais resolução até 1080p a 50 FPS de vídeo e com um rácio de 16:9. O sistema de autofoco é a principal funcionalidade desta geração, sobretudo o seu dinamismo de captar tanto imagens perto, como os zooms infinitos possíveis.

O suporte a High Dynamic Range é outra funcionalidade de destaque do Camera Module 3. A tecnologia vai permitir capturar imagens mais detalhadas em locais com fraca iluminação, procurando diminuir o ruído e granulado associado sem estragar a fotografia ou filmagens.

O preço dos módulos começa nos 25 dólares para as versões standard, sendo 35 dólares para as variantes ultra angulares. A empresa diz que o novo módulo é compatível com todos os computadores Raspberry Pi com conetores CSI, exceto o Raspberry Pi 400 e versão Zero lançada em 2016. De uma forma geral, tanto a dimensão da placa, como as posições dos conectores são iguais ao anterior Module 2. As exceções de incompatibilidade dizem respeito ao tamanho e posição do módulo do sensor.