A Fujitsu acaba de apresentar o seu primeiro rato de computador biodegradável. De acordo com a empresa, trata-se do primeiro dispositivo do género inteiramente livre de plástico a ser comercializado.

"Substituindo o plástico por materiais renováveis, o Eco Mouse é 100 por cento reciclável", afirma a fabricante, numa nota à imprensa. O equipamento é produzido à base de dois substitutos do plástico "ambientalmente conscientes": o "arboform" e o "biograde", explica.

O novo modelo, designado no Mouse M440 Eco vem juntar-se a ao teclado BBPC PX Eco lançado o ano passado, numa nova linha de acessórios fabricados a partir de materiais renováveis, que ajudam a eliminar do processo de manufactura os recursos baseados em petróleo, como o plástico duro e o PVC.

[caption]Fujitsu Mouse M440 Eco[/caption]

O dispositivo em questão tem o aspecto de um rato normal e possui funcionalidades como a roda de scroll e "elevada precisão, graças a um sensor óptico de 1000dpi", garante a Fujitsu.

A aposta "promove a produção sustentável e ajuda a reduzir as emissões de CO2 durante o processo de fabrico", para além de resultar em menos resíduos no final do ciclo de vida do produto, defende a fabricante.

No caso do teclado 45 por cento dos componentes de plástico foram substituídos por materiais provenientes de fontes renováveis, o que, segundo a empresa, terá resultado na poupança de cerca de 60.000 quilos de plástico por ano.

Na nova proposta o recurso ao plástico foi mesmo suprimido, mas tal "não compromete a qualidade, funcionalidade ou desempenho" do equipamento, asseguram os responsáveis.

A fabricante acrescenta ainda que este modelo é mais confortável de usar que os feitos à base de plástico, uma vez que sua capa Biograde tem maior elasticidade do que outros materiais, permitindo um design ergonómico.

O equipamento fica disponível no mercado português a partir de hoje, por 17 euros.

Nota da Redacção: Perante as dúvidas levantadas pelos leitores, vimos esclarecer que o rato é mesmo biodegradável, constituindo essa característica a principal novidade apresentada pelo dispositivo.

A notícia foi actualizada com o preço do equipamento.