A RealNetworks anunciou ontem, quinta-feira, que o Helix DNA, a sua tecnologia digital de streaming de média irá integrar um software de gestão digital de direitos (Digital Rights Management - DRM), um mecanismo de protecção dos direitos de autor criado para impedir a cópia não-autorizada de conteúdos digitais.



Designada Helix DRM, esta aplicação foi concebida para suportar vários formatos-padrão de conteúdos digitai, incluindo RealAudio, RealVideo, MPEG-4 e MP3, vídeo H.263 e AAC, bem como áudio AMR de banda estreita. A partir de agora disponível em versão beta para PCs, o software está a ser adaptado para correr em outros dispositivos como consumíveis electrónicos, electrodomésticos e terminais móveis.



Até ao momento, muitas produtoras de cinema e companhias discográficas estiveram relutantes em distribuir massivamente os seus filmes e músicas em formato electrónico digital devido à facilidade que esse tipo de conteúdo pode ser copiado e distribuído através da Internet. A tecnologia de DRM apresenta-se como uma alternativa para resolver esta questão, mas o seu alcance tem sido bastante limitado em termos do número de formatos suportados e funcionalidades de controlo,



O lançamento do Helix DRM foi felicitado pelas principais companhias de ambas as indústrias, de acordo com o comunicado divulgado pela RealNetworks: "A Sony Pictures Digital Entertainment, Starz on Demand, Triggerstreet.com, bem como a empresa discográfica EMI Recorded Music (que inclui a EMI, Capitol, Virgin e outras marcas) e vários serviços de média na Internet" irão utilizar o software.


Notícias Relacionadas:

2002-12-10 - RealNetworks disponibiliza online código-fonte de Helix DNA Producer

2002-10-30 - RealNetworks abre código fonte de Helix DNA mas impõe restrições

2002-07-23 - RealNetworks introduz Helix em modelo semelhante a open source

2001-12-12 - RealNetworks suporta novo standard MPEG-4

2001-09-24 - RealNetworks apresenta RealOne

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.