Recuando ao nome usado antes da adopção da marca RealOne há dois anos atrás para o software e para os serviços de subscrição, a nova versão da aplicação para leitura de conteúdos multimédia na Internet da RealNetworks, apresentada ontem, denomina-se RealPlayer 10 e traz associada uma loja de música online.



Segundo a fabricante, o RealPlayer 10 será capaz de ler música e vídeo em todos os grandes formatos de media digitais, incluindo o Media 9 Series da Microsoft e o QuickTime da Apple. Além disso, os utilizadores poderão adquirir as faixas de música directamente ao media player e, dependendo do formato, transferi-las de seguida para CDs ou leitores de música portáteis.



"Redefinimos a forma como os consumidores podem pesquisar e usufruir da música na Web", assegurou Dan Sheeran, vice-presidente da empresa, citado pela agência Reuters.



A RealNetworks fez a sua entrada na área dos downloads de música digital no ano passado, com a aquisição do serviço Rhapsody da Listen.com, composto por um portfólio online de mais de 300 mil músicas que podem ser copiadas para CD a 79 cêntimos de dólar cada.



A empresa afirmou igualmente que irá promover o lançamento do novo leitor e serviço oferecendo downloads de música a 10 cêntimos para os clientes norte-americanos que descarreguem o software durante os próximos 10 dias.



A RealNetworks afirmou que o RealPlayer 10 também será capaz de transferir ficheiros de música para mais de 50 dispositivos portatéis, incluindo o iPod da Apple, assim como palmtops e telemóveis que corram o sistema operativo Palm.



A nova loja online da RealNetworks baseia-se no Rhapsody, um serviço de subscrição com um custo mensal associado de 10 dólares para o streaming de música. As faixas disponíveis através do RealPlayer 10 custam 99 cêntimos de dólar cada, o mesmo que as músicas da iTunes da Apple.



A RealNetworks é a mais recente fabricante de software a tentar a sua sorte na área dos serviços de música digital, depois da Apple ter surpreendido com a sua loja iTunes no ano passado - à qual é atribuída a responsabilidade de dar novo alento ao negócio dos downloads de música e de fazer crescer as vendas de produtos hardware da própria empresa - e da Loudeye e da Microsoft se terem comprometido, em Dezembro último, a apresentar conjuntamente ao mercado empresarial uma forma rápida e relativamente barata para estas poderem oferecer serviços de download de música.



Notícias Relacionadas:

2003-08-05 - RealNetworks conclui aquisição da Listen.com e anuncia primeiros resultados

2003-05-29 - RealNetworks lança serviço de downloads de música por 79 cêntimos a faixa

2003-04-29 - Apple disponibiliza downloads de música ao preço único de 99 cêntimos por faixa

2001-09-24 - RealNetworks apresenta RealOne