A plataforma social Reddit é um local onde os utilizadores partilham conhecimento, fazem comentários fundamentados, e no fundo ajudam a esclarecer dúvidas das mais variadas temáticas. Se tem dúvidas de algo, muito provavelmente alguém já as teve também e terá colocado na plataforma, com a comunidade certamente a contribuir para a solução.

Um dos problemas a lidar com uma comunidade tão grande como a do Reddit, que conta com mais de 250 milhões de utilizadores, é a quantidade de spam que certos tópicos geram, e por isso foi criado um sistema de “upvotes” e “downvotes” que no fundo é a forma dos membros se expressarem se gostaram ou não da resposta. O algoritmo trabalha no sentido de destacar ou manter à vista as mensagens mais positivas, e esconder claro, aqueles com reação negativa da comunidade.

Apesar de já haver uma espécie de moeda na comunidade, de ouro e prata, para remunerar virtualmente os utilizadores mais destacados, a plataforma está a testar um sistema para converter os “upvotes” em dinheiro real. O sistema está a ser testado apenas com o utilizador Shittymorph, um dos mais conhecidos do Reddit, através de um sistema de donativos, como aliás já existe noutras redes sociais como o YouTube e Twitch.

As mensagens deste utilizador têm agora uma mecânica de doações, com uma janela a sugerir donativos entre os três e 10 dólares, embora os utilizadores possam escolher qualquer valor. Segundo a CNet, na mesma janela estão ainda disponíveis os campos para a inserção de dados do cartão de crédito.

tek reddit

Na mensagem de agradecimento por ter sido escolhido para testar a funcionalidade, o utilizador já havia angariado 81 dólares. Os responsáveis pelo Reddit explicam que o utilizador recebe 78,5% das receitas dos donativos, a plataforma fica com 18,5% e 3% vai para a Stripe, a operadora bancária que gere o serviço.

Ainda não se sabe os planos futuros, e se os testes vão ser consolidados para todos os utilizadores, ou apenas alguns dos mais relevantes criadores de conteúdos da plataforma.