O FBI e o governo chinês levaram a cabo uma investigação da qual resultou a apreensão de 290 mil de versões pirateadas de software e licenças de produtos informáticos de marcas como Microsoft e Symantec e a detenção de um dos piratas chineses mais procurados. As autoridades estimam que o valor do material confiscado se situe nos 500 milhões de dólares.



No âmbito da operação conjunta, considerada uma das maiores de sempre, foram encerradas seis fábricas de produção ilegal e detidos mais de duas dezenas de colaboradores da rede de pirataria.



De acordo com informações da embaixada norte-americana em Pequim, publicadas pela Reuters, a operação "Solstício de Verão" teve início em 2005 e tinha como objectivo deter os falsificadores de software a operar na China assim como os distribuidores dos produtos nos Estados Unidos.



As autoridades indicam que a rede de pirataria era responsável pela produção e envio dos produtos para 27 países, incluindo Estados Unidos, Egipto e Alemanha.



Acusado por diversas indústrias de ser um país onde a pirataria movimenta milhões e a violação de propriedade intelectual passa à margem da fiscalização de produtos, a China conta com uma margem de produtos piratas vendidos na ordem dos 90 por cento.



A Business Software Alliance indica que, no ano passado, a pirataria de produtos informáticos foi responsável por perdas de 40 mil milhões de dólares em todo o mundo.




Notícias Relacionadas:

2007-07-19 - FBI utiliza spyware para encontrar autor de ameaças de bomba

2006-01-20 - FBI estima que crime informático tenha custos acima dos 67,2 mil milhões de dólares por ano

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.