A Agência Nacional de Telecomunicações brasileira (ANATEL) recebeu um pedido de registo de um comando que funciona por Bluetooth, dispositivo que alegadamente pertence à Amazon. Para completar o "pacote", surgiram também as primeiras imagens daquele que pode vir a ser o principal controlo do descodificador digital da Amazon do qual há muito se fala.

As imagens foram conseguidas pela publicação Zatz Not Funny e mostram um comando semelhante ao de uma consola de jogo, mas com vários botões.

Um grupo de botões é semelhante aos botões do Android, o que dá a entender que a set-top box vem equipada com uma versão personalizada do sistema operativo da Google, tal como acontece com os Kindle Fire.

Outro grupo de botões, que se encontra na parte inferior do comando, é composto por teclas dedicadas a funções multimédia, o que deixa antever um descodificador digital capaz de executar múltiplas tarefas.

Além de terem origem no regulador brasileiro, as imagens mostram ainda um botão central que corresponde ao sistema de jogo GameCircle da Amazon, que funciona com base no cloud computing e permite, entre outras funções, armazenar os jogos na nuvem.

Os rumores de uma set-top box ou de uma consola da Amazon não são novos. Os indícios e as informações publicadas antecipadamente online têm-se multiplicado, e há mesmo quem diga que a consola esteve para ser lançada na época de festividades de 2013. Mas como coincidiu com o lançamento das consolas de nova geração, a estreia no mercado foi adiada.

Recentemente a Amazon também comprou um estúdio de produção de jogos, o que fez aumentar ainda mais o “tom” dos rumores. As últimas informações apontavam para a apresentação da consola ainda durante o mês de março.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico