Além do OpenDocument Format, fazem igualmente parte do conjunto de normas abertas indicadas para a partilha de documentos no sector público e entre o sector público e o privado os formatos PDF/A e HTML.

Segundo o anúncio feito pelo Cabinet Office do Reino Unido, a implementação destas normas vai permitir às entidades governamentais escolherem as soluções técnicas e financeiramente mais adequadas às suas necessidades.

Ao mesmo tempo, estes organismos vão deixar de necessitar de especialistas de software para abrir ou trabalhar com documentos governamentais.

Destaca-se igualmente que os funcionários do Governo poderão partilhar e trabalhar com os documentos no mesmo formato, reduzindo os problemas de mudança entre formatos;

A escolha dos formatos agora anunciada é a quarta de cinco fases definidas para a adoção de Normas Abertas pelo Governo do Reino Unido.

A última será a fase de implementação que corresponde ao acompanhamento e monitorização das medidas definidas, encorajando-se a contribuição pública para a identificação de situações irregulares em que as normas abertas adoptadas não estejam a ser utilizadas, aponta a ESOP.

A resolução foi o culminar de um longo processo de decisão assente numa consulta pública que contou com mais de 500 contribuições, "que tornou clara a importância da escolha sobre a forma certa para publicação de documentos", referiu Mike Bracken, responsável pela área de Serviços Digitais do Governo britânico.

Em Portugal a legislação que prevê a adoção de normas abertas na Administração Pública está em vigor desde setembro de 2011, sendo que o regulamento que veio operacionalizar a lei foi aprovado cerca de um ano depois, em outubro de 2012.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico