Tal como estava prometido, a Microsoft lançou a versão Release Candidate para o Windows Vista Service Pack 2 e Windows Server 2008 SP2.

O Vista SP2 RC já pode ser descarregado a partir do site da Microsoft, tanto para sistemas 32 como 64 bit.

Há uma semana, a empresa anunciou que tinha esta versão pronta para profissionais e programadores mas só agora decidiu alargar a RC a todos os clientes.

Por enquanto, a Microsoft não divulga o prazo certo para o lançamento da versão final do SP2 do Vista. O único dado avançado aponta apenas para a disponibilização do pack ainda no primeiro semestre do ano.

Internet Explorer como opção?

Em simultâneo, foram detectadas outras novidades em torno da empresa. Nas últimas versões de testes do Windows 7, a Microsoft incluiu uma opção para desactivar o Internet Explorer 8, informam aqueles que já experimentaram o próximo sistema operativo da fabricante.

Apesar de a Microsoft não entrar em detalhes acerca desta possibilidade, muitos já comentaram a situação referindo que a opção poderá estar relacionada com as objecções da União Europeia face à instalação do browser por defeito nos sistemas da Microsoft.

Um Office para netbooks

Uma suite de produtividade especifica para netbooks. Parece ser esta a meta dos próximos trabalhos da Microsoft, indicou Stephen Elop, presidente da divisão de negócios da empresa em conferência.

Segundo a imprensa internacional, o responsável terá reforçado a ideia de Steve Ballmer no sentido de criar um Windows 7 para mini - computadores e chegou até a falar da oportunidade de negócio referindo "é possível ter um melhor posicionamento nos netbooks por existirem novas formas colocar e comercializar licenças […], no que se refere ao Office, se alguém gasta apenas algumas centenas de dólares para ter um netbook, quando gastariam para ter um software de produtividade?".

Com o mercado mundial de PCs a abrandar cada vez mais, o segmento dos netbooks tornou-se o alvo das atenções de praticamente todas as fabricantes. A Microsoft não quer ficar de fora e entrou logo após perceber que os sistemas Linux estavam a ganhar terreno nesta área. Agora, a empresa liderada por Steve Ballmer já é responsável por 80 por cento dos sistemas operativos em mini portáteis.