A data de lançamento do Windows Vista para empresas já está marcada para o próximo dia 30 deste mês e as sondagens acerca da aceitação do novo sistema operativo da Microsoft começam a surgir, desta vez pela mão do CDW Group.



Os dados da obtidos em análise mostram que 86 por cento das empresas de TI tencionam adoptar o novo sistema operativo embora, destes, apenas 20 por cento admita efectuar a implementação durante os próximos 12 meses.



A consultora admite que a questão principal em torno da adopção da nova plataforma não é "se o farão" mas sim "quando o farão", uma vez que é necessária a familiarização com a infra-estrutura e a disponibilização dos requisitos associados à mudança.



Muitas das empresas já se encontram, ou ainda vão começar, a fazer o upgrade necessário às máquinas para que estas respondam de forma capaz às características exigidas pelo software. Perto de 50 por cento dos inquiridos afirmaram que pelo menos metade dos equipamentos das suas empresas necessitam de melhoramentos para receber o Windows Vista. Estes requisitos são mais notórios junto do sector público, onde entre 91 e 100 por cento do hardware precisa de upgrades ou de ser substituído para receber o Vista.



Apesar dos requisitos físicos a maioria dos responsáveis de TI afirma que não está a atrasar ou a evitar a mudança. Apenas 14 por cento dos entrevistados afirmam adiar a implementação da mudança em detrimento de outras necessidades. É de salientar que 26 por cento das empresas inquiridas têm pelo menos uma estratégia para estruturar a resposta da organização ao Windows Vista.



Os números recolhidos pela CDW mostram que 75 por cento dos inquiridos citam os métodos de segurança como um dos benefícios mais atractivos do Windows Vista, quanto que 63 por cento preferem a performance do sistema. Entre as preocupações dos empresários destacam-se os receios de bugs característicos das primeiras versões - resposta dada por 52 por cento dos entrevistados.


Pouco mais de 20 por cento do total de inquiridos na sondagem já estão a utilizar a pre-release version do Windows Vista. Desta amostra apenas nove por cento têm opinião negativa do sistema operativo.



A sondagem faz parte de uma série de três estudos, a desenvolver pela consultora dentro dos próximos seis meses, e tem como objectivo apurar os objectivos métodos de adopção do novo sistema operativo dentro do sector das TI.

Notícias Relacionadas:

2006-11-02 - Windows Vista e Office 2007 chegam ao mercado empresarial no final de Novembro