Brian Behlendorf, é o administrador do Fórum Económico Mundial para a área da tecnologia e defende que o software livre pode ter um papel determinante apoiando as empresas na resolução dos seus principais desafios, referiu numa intervenção na semana passada durante a conferência WSO2 no Reino Unido.



O CTO, que também é membro da direção da fundação Mozilla partilhou no evento um conjunto de exemplos ilustrativos de como o software open source pode ajudar a mudar o mundo e do papel importante que esta opção tecnológica tem representado em muitos países em vias de desenvolvimento.



Combater a iliteracia nos países de terceiro mundo ou contribuir para a defesa dos direitos humanos e o acesso à saúde foram exemplos apontados pelo responsável que citou projetos concretos como o Literacy Bridge, Martus ou OpenMRS.



Segundo ele a natureza colaborativo do open source torna-o ideal para endereçar questões vitais, quando comparado com sistemas proprietários, defendeu o responsável citado pelo V3.



"Muitas crises não resultam de problemas de software mas de problemas de informação e da forma como os dados são reunidos, distribuídos e analisados e é aí que o bom software pode fazer a diferença", acrescentou o mesmo responsável, frisando ainda que o software livre sendo baseado em normas abertas oferece garantias adicionais a quem o usa de poder trocar de fornecedor sem ter de trocar de tecnologia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira