Brian Behlendorf, é o administrador do Fórum Económico Mundial para a área da tecnologia e defende que o software livre pode ter um papel determinante apoiando as empresas na resolução dos seus principais desafios, referiu numa intervenção na semana passada durante a conferência WSO2 no Reino Unido.



O CTO, que também é membro da direção da fundação Mozilla partilhou no evento um conjunto de exemplos ilustrativos de como o software open source pode ajudar a mudar o mundo e do papel importante que esta opção tecnológica tem representado em muitos países em vias de desenvolvimento.



Combater a iliteracia nos países de terceiro mundo ou contribuir para a defesa dos direitos humanos e o acesso à saúde foram exemplos apontados pelo responsável que citou projetos concretos como o Literacy Bridge, Martus ou OpenMRS.



Segundo ele a natureza colaborativo do open source torna-o ideal para endereçar questões vitais, quando comparado com sistemas proprietários, defendeu o responsável citado pelo V3.



"Muitas crises não resultam de problemas de software mas de problemas de informação e da forma como os dados são reunidos, distribuídos e analisados e é aí que o bom software pode fazer a diferença", acrescentou o mesmo responsável, frisando ainda que o software livre sendo baseado em normas abertas oferece garantias adicionais a quem o usa de poder trocar de fornecedor sem ter de trocar de tecnologia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.