A consola Retro Gaming Watch pretende fazer uma homenagem às consolas portáteis da Nintendo, mas ao mesmo tempo dar-lhe um twist ao ser encaixado numa bracelete para usar como um smartwatch. A portátil cruza o conceito de consola e relógio, como a velhinha Game & Watch, mas é mais sofisticada, aproximando-se de um Game Boy Advance SP.

Quando a consola não está a ser utilizada, pode ser dobrada e encaixada na bracelete. E quando deseja jogar, em poucos segundos tem a portátil nas mãos, pronta para carregar um jogo. Este projeto ainda está a ser avaliado numa campanha de crowdfunding no Kickstarter, mas o objetivo de angariar 35 mil dólares já foi largamente ultrapassado, somando 43 mil dólares no momento de fecho desta notícia.

Veja na galeria imagens do Retro Gaming Watch:

É referido na página do projeto que o Retro Gaming Watch esteve em planeamento durante 10 anos e que tem o objetivo de ser um relógio bonito, mas ao mesmo tempo uma poderosa consola de jogos retro. Tem um ecrã com 1,5 polegadas e uma resolução de 320x320. É possível emparelhar um comando por Bluetooth e jogar sem retirar a consola do pulso ou por outro lado, emparelhar a dockstation do pulso a uma televisão, para uma experiência mais tradicional.

Obviamente que o hardware no seu interior é modesto, mas inclui uma FPGA personalizado, sendo possível emular praticamente todos os sistemas de 8 e 16 bits, de forma fluida e sem latência, é referido na página do Kickstarter. Tem um Arm Cortex M33 a correr a 160 MHz e dois núcleos de energia para o Bluetooth e sensores, inclui ainda 1,5 MB de RAM rápida e 8 MP de RAM externa. Depois alterna entre um processador gráfico 2D para poupar energia ou a possibilidade de ligar o FPGA para jogos mais exigentes.

Veja o vídeo 

A fabricante diz que o sistema consegue lidar com qualquer jogo da era PC DOS, como o Doom e que tem mais capacidade que os sistemas da era Nintendo 64. Tem ainda conetividade para se lugar a um smartphone para receber e enviar mensagens, interagir com aplicações, assim como o download de jogos e apps.

O Retro Gaming Watch está previsto ser lançado em novembro de 2024 e os interessados podem deixar o seu contributo de ajuda no Kickstarter por 179 dólares, para receber a consola em casa.