A RIM tinha agendado para outubro o lançamento da segunda geração do sistema operativo do PlayBook, mas mudou de ideias. A informação é avançada hoje pela imprensa internacional, que dá conta do adiamento para o próximo ano.

A mudança de planos foi confirmada ontem por um dos responsáveis pelo negócio de tablets da RIM, David Smith, que numa mensagem publicada no blog oficial do BlackBerry, aponta fevereiro como a nova data para a disponibilização do PlayBook OS 2.0.

"Gostávamos muito de tê-lo em mãos hoje, mas tivemos de tomar a difícil decisão de adiar o lançamento do BlackBerry PlayBook OS 2.0 até termos a certeza de estra em condições de corresponder na íntegra às expetativas dos nossos programadores, clientes empresariais e utilizadores finais", escreve o vice-presidente da área de produto, David Smith.

A nova versão do sistema operativo é aguardada com alguma expetativa pois traz melhorias importantes à plataforma, como é o caso do acesso nativo ao serviço de email, calendário e contactos, cuja inexistência é considerada uma falha importante na versão atual - que depende da ligação a um BlackBerry.

Prometido está também o acesso a uma loja de vídeos com 10 mil títulos e uma solução que vai permitir executar aplicações Android no tablet da RIM.

Espera-se que as novidades ajudem a impulsionar as vendas do dispositivo, que à data da divulgação dos últimos resultados não estavam a corresponder às expetativas da fabricante, o que levou a empresa baixar o preço do dispositivo, em setembro.

Na mensagem publicada ontem o responsável revela ainda que a companhia decidiu adiar a integração da aplicação do BlackBerry Messenger - que permite a troca de mensagens instantâneas gratuitas entre utilizadores de smartphones da marca - para uma atualização posterior.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico