Este fim-de-semana um encontro de robótica envolve a cidade de Guimarães e dezenas de jovens. A RoboParty 2009 vai juntar alunos de várias escolas organizados em equipas de quatros elementos, que durante três dias vão transformar um kit num robô.

Aos participantes é entregue um kit desenvolvido pela SAR - Soluções de Automação e pela Universidade do Minho que tem de ser montado e programado (linguagem equivalente ao BASIC) pelos participantes, chamados a soldar peças, montar uma placa electrónica e cumprir todos os passos necessários para cumprir o desafio.

Os organizadores da prova, que aceitou inscrições até ao passado dia 6 de Fevereiro, explicam que o objectivo da iniciativa - que já vai na terceira edição - é permitir aos participantes ficar com noções da história da robótica, aprender a construir um robô, partilhar conhecimentos com outros participantes, aprender componentes básicos de programação e tirar partido de um programa lúdico paralelo.

O limite de participantes foi fixado em 100 equipas que durante o desafio serão sempre apoiadas por técnicos que apoiam "o nascimento" do robô.

A RoboParty partilha o espírito das Lan Partys, com uma lógica de funcionamento de 24h/24 horas durante os três dias e duas noites que decorre, entre 27 de Fevereiro e 1 de Março.