O robot vencedor do Amazon Picking Challenge, um concurso de robots aplicado à gestão de stocks e mercadorias em armazéns, conseguiu fazer picking de 100 itens por hora num espaço que reproduzia as prateleiras dos armazéns da empresa norte-americana, durante o Robocup 2016, evento anual que teve lugar em Leipzig, na Alemanha, de 30 de junho a 4 de julho.

A criação robótica da Team Delft – composta por engenheiros do instituto TU Delft Robotics e da empresa Delft Robotics, ambos dessa cidade holandesa – superou largamente o resultado obtido pelo robot vencedor da edição de 2015 do concurso, que conseguiu arrumar fazer picking de 30 itens numa hora, mas ficou bastante abaixo do desempenho que um trabalhador de armazém, que é de 400 itens por hora.

De acordo com o site TechRepublic.com, a competição deste ano foi bastante mais exigente, solicitando a arrumação de vários itens diferentes. No entanto, o índice de aproveitamento dos robots em concurso foi consideravelmente melhor: apenas quatro dos 26 concorrentes falharam nos testes, quando em 2015 o número de “desistentes” foi de metade.

Apesar da “vocação” da Amazon para esta área da robótica, a empresa não conta substituir de forma significativa trabalhadores humanos por máquinas. Em declarações ao mesmo site, responsáveis da Amazon afirmaram que “não existe a intenção de tornar os seus colaboradores obsoletos, pois os robots são pensados para auxiliar o trabalho humano e não substitui-lo”.

Relembramos que a Amazon tem de momento cerca de 30 mil robots Kiva a trabalhar nos seus armazens, depois da respetiva aquisição em 2012, no valor de 750 mil dólares.

A tarefa de picking consiste, de uma forma geral, em recolher produtos armazenados em prateleiras e arrumá-los numa outra superfície, recipiente ou caixa, por exemplo, consoante o que documentos de encomenda ou expedição indicam. O concurso da Amazon inclui também a tarefa de voltar a arrumar os itens de volta no sítio original.

Espreite o vídeo “acelerado” da prestação do robot da Team Delft na fase final do concurso Amazon Picking Challenge