
O conjunto de computadores de tamanho reduzido relacionado com o movimento do it yourself tem vindo a crescer e acaba de ganhar mais uma alternativa. A proposta é feita pela Samsung e, diz a imprensa internacional, que entra em concorrência direta com o novo Raspberry Pi 3.
O Artik 10 foi anunciado como desenhado para a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), particularmente para as aplicações que exijam codificação de vídeo ou reprodução.
Com 39x29x3,5mm de dimensão, a plataforma da Samsung tem capacidade de processamento octacore, graças à combinação entre o quadcore ARM Cortex A15 a 1,5GHz e o quadcore A7 a 1,3GHz, embora integre um CPU de 32-bit, no lugar da versão de 64-bit usada no Pi 3.
Usa placa gráfica Mali T628 MP6 e tem RAM de 2GB LPDDR3, a par de uma capacidade de armazenamento de 16GB. É capaz de mostrar vídeo 1080p até 120 frames por segundo.
Em termos de conectividade, há Bluetooth, Zigbee e Wi-Fi, além de três portas USB – incluindo uma porta USB 3.0.
Este tipo de computadores é igualmente conhecido pelo seu baixo custo, mas o preço é um dado do Artic 10 que a Samsung ainda não revelou.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários