A HDR10+ Technologies LLC anunciou no início de 2022 um novo standard otimizado para gaming da tecnologia de imagem High Dynamic Range 10+. A Samsung é uma das primeiras fabricantes a oferecer ecrãs com HDR10+ Gaming e fechou uma parceria com a Nexon para anunciar e demonstrar o primeiro videojogo a beneficiar do novo standard. Trata-se de The First Descendant, jogo que vai ser mostrado durante a Gamescom durante esta semana.

Este jogo de ação na terceira pessoa, com foco numa campanha cooperativa para quatro jogadores, promete ser uma bandeira da nova geração de videojogos, suportado pelo motor Unreal 5 da Epic Games. E vai ser utilizado para o showcase tecnológico do novo standard de HDR que garante melhor latência e taxa de refrescamento variável.

Veja na galeria imagens de The First Descendant:

“Este é um marco no gaming que vai para lá do mero avanço tecnológico. Representa o compromisso contínuo da Samsung em melhorar a experiência de gaming enquanto a tecnologia evolui”, destacou Seokwoo Jason Yong, vice-presidente para a divisão de ecrãs da fabricante.

O que representa o HDR10+ Gaming para os videojogos? Segundo a fabricante, os jogadores vão experienciar cores mais profundas, melhores contrastes e brilho. Haverá ainda melhores representações de detalhes nas sombras negras ou cenas brilhantes. E este formato otimizado descarta o tempo gasto em ajustar as diversas definições manualmente. Além da referida resposta quase instantânea da imagem através da sua baixa latência.

Além disso, este novo standard vai dar aos developers as respetivas ferramentas que permitem otimizar as experiências de gaming nos ecrãs que suportam a tecnologia. Algo que o novo jogo The First Descendant promete demonstrar em breve. A Samsung diz que os seus mais recentes monitores de gaming e televisores já suportam o novo standard.

A Samsung diz que estabeleceu a parceria com a HDR10+ Technologies LLC em 2018 para oferecer este novo standard à indústria, sem royalties associados. O ecossistema HdR10+ conta agora com 155 parceiros e já foram certificados cerca de 7 mil equipamentos, entre televisores, monitores, projetores, smartphones, tablets e outros.

A Nexon revelou que a beta aberta do jogo terá início no dia 19 de setembro e se for o caso de ter um dos novos ecrãs da Samsung poderá experimentar a tecnologia HDR10+ Gaming.